top of page

   O evento organizado pelo ETHNÓS chega a sua XXIV edição reunindo ao longo deste período estudantes e professores que se dedicam a refletir sobre a Educação Física Escolar, buscando dar visibilidade às produções oriundas de diferentes componentes curriculares do curso de Licenciatura, e alguns diálogos com o curso de Bacharelado, e os seus possíveis interlocutores. Nesta edição dedicaremos nosso debate a temática da Prática Pedagógica e Pesquisa em Educação Física Escolar: os desafios na atualidade. 

1. Mas o que é o Seminário de Educação Física Escolar?

    É um espaço que integra ações dos componentes curriculares do curso de Licenciatura em Educação Física, visando ser um espaço de culminância das discussões afetas a Educação Física Escolar, contando com apoio da Universidade de Pernambuco - UPE, Escola Superior de Educação Física - ESEF/UPE, Programa Associado de Pós-Graduação em Educação Física UPE/UFPB, Programa de Fortalecimento Acadêmico - PFA/UPE, Mestrado Profissional em Educação Física (PROEF) e a Secretaria Estadual de Pernambuco do Colégio Brasileiro de Ciência e Esporte (CBCE).

2. E o que é o Festival de Cultura Corporal? 

   

    Acontece como um espaço de culminância de produções oriundas de disciplinas da graduação ou de produções externas. Serão apresentações entre 3 e 6 minutos de dança, ginástica e outras formas de manifestação da cultura corporal que expressem os conteúdos da Educação Física.

2. O que é o ETHNÓS?

 

  Congregando pessoas interessadas em pesquisar a prática pedagógica da Educação Física (seus conteúdos, manifestações, interfaces e institucionalizações), seja no âmbito escolar ou em outros tempos e espaços sociais, o ETHNÓS procura aproximações com os fundamentos epistemológicos da Abordagem Dialética, em duas de suas vertentes: a materialista-histórica e a hemenêutica-dialética.

 

  Nossa opção se deve, não pela idéia de fazer estudos propriamente étnicos, e sim pela intenção de realizar investigações de tipo etnográficas, tendo como elementos comuns o estudo bibliográfico, a observação, a descrição e a análise das manifestações culturais dos sujeitos, de forma a reconhecer, nos dados coletados, e em suas análises, seus sentidos, suas contradições, sua realidade e suas possibilidade.

 

  O Ethnós vincula-se através de seus docentes, discentes e projetos de ação à linha de pesquisa Prática Pedagógica e Formação Profissional em Educação Física da área de concentração Cultura, Educação e Movimento Humano do Mestrado Associado em Educação Física da UPE e UFPB. Procura sempre agrupar:

a) Estudantes da Graduação e pós-graduação tanto de nossa Instituição quanto de outras IES´s;

b) Disciplinas da graduação em Educação Física;

c) Egressos de nossa Instituição de ensino;

d) Professores de redes de ensino público e privado de níveis municipais, estaduais e federais;

e) Membros de outras instâncias de pesquisa e entidades científicas;

f) Professores da ESEF-UPE;

g) Professores de outras Instituições de Ensino Superior.

 

2.1 O que Buscamos?

  Nossa pretensão é que consigamos repercussões em diferentes níveis, tais como: Convênios com instituições de pesquisa diversas; Assessoria a gestões públicas, iniciativas privadas e organizações não-governamentais; Pesquisas com apoio de órgãos de fomento; Disciplinas na graduação na ESEF-UPE; Cursos de atualização e pós-graduação; Atividades de extensão universitária; Participação em eventos científicos e artísticos.

Leia mais em: http://ethnos-esef-upe2.webnode.com/sobre-nos/

bottom of page